Avaliação da Visão Cromática

Farnsworth 01Este exame é realizado para detectar a deficiência na percepção da visão das cores. Os testes realizados baseiam-se na identificação de gravuras, números ou no pareamento de cores. Determina-se então a preservação ou o comprometimento do senso cromático (sendo o daltonismo o mais comum).
Principais Indicações:
Suspeita de disfunção na percepção de cores.
Sinônimos:
Teste para Daltonismo, Teste de Ishihara, Teste de Farnsworth, Visão Crómatica, Senso Cromático.

Informações:
Não é necessária a dilatação das pupilas, exame indolor com a duração aproximada de 15 minutos.Ishihara 01

Avaliação das vias lacrimais

A lágrima tem como principal função lubrificar a superfície ocular. É produzida continuamente. O desequilíbrio entre a produção e sua drenagem para a cavidade nasal leva ao lacrimejamento. A sondagem das vias lacrimais é um exame em que se avalia a presença de estreitamentos, obstruções ou mal posicionamento dos canais lacrimais, dessa maneira estabelecendo o tratamento adequado a esse desconfortável sintoma. A obstrução das vias lacrimais pode acometer adultos e crianças. Cerca de 6% dos bebês nascem com o canal lacrimal obstruído. A maioria desses necessitará apenas de tratamento clínico. Em algumas crianças, o problema pode persistir além de um ano; neste caso estará indicada a desobstrução das vias lacrimais.

oftalmologia biometria ocular

Exame mais preciso para se obter as medidas biométricas dos olhos.

Afere com precisão a ceratometria (curvaturas da córnea), o diâmetro axial (comprimento do olho) e a profundidade da câmara anterior (distância entre a córnea e o cristalino). Com esses parâmetros e, se utilizando de fórmulas matemáticas, calcula o grau da lente intra-ocular a ser implantada na cirurgia de catarata.
Tecnologia superior a biometria ultrassônica, sobretudo em casos de alta miopia, alta hipermetropia e em implantes de lentes multifocais e tóricas.

Principais Indicações:
Cirurgia de catarata e cirurgia refrativa.

Sinônimos:
Ecobiometria, Biometria, Biometria Ocular, Biometria Óptica.

Informações:
Exame de não contato, indolor. O paciente deve suspender o uso de lentes de contato 24 horas antes do procedimento.

Campimetria visual computadorizada

Avaliação do campo visual central e periférico. Utilizado para o diagnóstico e acompanhamento de glaucoma, doenças da retina, neuropatias ópticas, acometimento das vias centrais da visão, entre outros.

– Perimetria acromática
– Blue-Yellow (SITA – SWAP)
– FDT

Ceratoscopia Computadorizada/ Topografia de córnea

O Topógrafo faz uma análise das curvaturas da córnea, determinando a presença e o tipo de astigmatismo, fornece os dados para o cálculo da lente intra-ocular em cirurgia de catarata, verifica se a córnea apresenta patologias relacionadas a sua curvatura como o ceratocone e a degeneração marginal pelúcida. Importante auxílio para adaptação de lentes de contato.

Curva de pressão diária (curva nictemérica)

Exame de extrema importância para os pacientes com suspeita ou já com o diagnóstico de glaucoma. São realizadas várias medidas da pressão intra-ocular durante um dia, com o objetivo de se estabelecer seu valor médio e flutuação, servindo para orientação do tratamento.

GALILEI – Tomografia de córnea

GalileiO GALILEI ™ Dual Scheimpflug Analyzer é um sistema óptico de alta precisão para topografia de córnea e análise tridimensional do segmento anterior do olho com base em uma câmera giratória Scheimpflug dual-channel e um disco de Placido .

O GALILEI ™ combina as vantagens de duas tecnologias :
Os discos de Placido fornecem dados de curvatura anterior e axial de alta precisão e as câmeras de Scheimpflug são responsáveis por capturar dados de elevação anterior e posterior, bem como paquimetria corneana .

Principais Indicações:
Pré-operatório de cirurgia de catarata, pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, astigmatismo e miopia, distrofias e ectasias corneanas, adaptação de lentes de contato.

Sinônimos:
Tomografia de Córnea, Galilei, Pentacam, Orbscan.

Informações:
Exame indolor. Solicita-se que o paciente retire suas lentes de contato 24 horas antes da realização do exame.

Tonometria Ocular

tonometria ocularA tonometria ocular é um exame fundamental na consulta
Oftalmológica. Consiste na aferição da pressão intraocular, que é essencial para a prevenção e controle do glaucoma.

Principais Indicações:
Suspeita e prevenção de glaucoma

Sinônimos:
PIO, Medida da PIO, Tonometria.

É um exame de rotina na Oculare Oftalmologia. Não invasivo e
indolor, é realizado pelo oftalmologista durante o exame clínico.

Gonioscopia

Avaliação do ângulo da câmara anterior do olho, onde se encontram as estruturas responsáveis pela drenagem do humor aquoso. Realizada no acompanhamento de pacientes glaucomatosos, trauma ocular, entre outros.

Mapeamento de retina

A retina é um órgão essencial para o processo visual. Este exame permite a visualização de toda a retina, de sua porção mais periférica à central, permitindo a detecção de uma infinidade de possíveis alterações (degenerações periféricas, descolamento de retina, entre outros).

Microscopia Especular de Córneas

O exame de microscopia especular avalia a camada interna da córnea, o endotélio. Através de tonometria-ocular-300x180fotografias, esse exame proporciona ao médico oftalmologista a visualização e avaliação da morfologia e da quantidade de células da camada endotelial.

Principais Indicações:
Pré-operatório de diversas cirurgias oculares, como a cirurgia de catarata, cirurgias refrativas (correção da miopia, hipermetropia, astigmatismo), cirurgia para o glaucoma. Controle das córneas de usuários de lentes de contato. Doenças de córneas onde a camada endotelial está comprometida, entre outros.

Sinônimos:
Microscopia Especular, Micro, ME de Córnea, MEC, Microscopia.

Informações:
Exame isento de contra indicações, indolor e não invasivo, não é necessária a dilatação da pupila.

OCT 3D CIRRUS

Tomografia de Coerência Óptica do segmento anterior
Tomografia de Coerência Óptica do segmento posterior

Paquimetria ultrassônica

Medida precisa da espessura da córnea, importante na detecção de doenças e no planejamento da cirurgia refrativa (Lasik e PRK) e no acompanhamento de pacientes com hipertensão ocular ou glaucoma.

Teste de sobrecarga hídrica para glaucoma

Utilizada em pacientes em investigação de oscilação dos níveis de pressão intra-ocular. Adjuvante no diagnóstico e tratamento do glaucoma.

Refração (computadorizada)

Aparelho que faz a medida objetiva do grau do paciente.

Retinografia

A principal finalidade da retinografia é fazer imagens fotográficas em alta resolução do fundo de olho, tonometria-ocular-300x18022222que engloba o disco óptico, a mácula, a retina e os vasos sanguíneos.

Principais Indicações:
Glaucoma, Degeneração Macular, Doenças do Disco Óptico, Descolamento de Retina, Distrofias Retinianas, Retinopatia Diabética, Retinopatia Hipertensiva entre outras.

Sinônimos:
Retinografia, Fotografia da Retina, Foto do Pólo Posterior.

Informações:
A Oculare Oftalmologia utiliza a mais alta tecnologia e equipamentos que proporcionam aos pacientes um exame de não contato e indolor . O paciente deve vir acompanhado, uma vez que será necessário dilatar a pupila.

Estereofotografia dos Discos Ópticos

A retinografia do disco óptico consiste no registro fotográfico desta estrutura através de imagens digitais coloridas. No modo de estereofotografia são captadas imagens em diferentes ângulos do disco óptico. A sobreposição das imagens obtidas permite a visualização tridimensional das estruturas do disco óptico (camada de fibras nervosas, vascularização, escavação).
Principais Indicações:
Registro da anatomia e de possíveis alterações do disco óptico, tais como diâmetro, realce, forma, cor, a escavação, rima neural, sendo bastante utilizada para auxiliar o diagnóstico de pacientes com doenças neuroftalmológicas e glaucoma.

Sinônimos:
Estereofoto, Retinografia de Papila, Retinografia 3D de Discos Ópticos.
Informações:
Exame de não contato, indolor. Sugerimos que o paciente venha acompanhado, uma vez que será necessário dilatar a pupila.

Ultrassonografia ocular diagnóstica (Ecografia B)

Ultrassonografia em modo B-Scan, utilizada para diagnóstico de acometimentos das estruturas internas do olho nos casos em que se é impossível a visualização de seu segmento posterior, como por exemplo, na catarata muito densa, nas opacificações da córnea e nas hemorragias intra-oculares. Tem fundamental importância no diagnóstico dos descolamentos de retina, dos tumores intra-oculares e orbitários e nas doenças inflamatórias dos tecidos oculares e orbitários.

Oftalmologia Brasília – Exames complementares