Tempo de leitura: 3 minutos 

Ao escolher os óculos de sol, o foco precisa ser na qualidade das lentes da peça. É necessário que elas tenham proteção adequada à radiação ultravioleta, pois a exposição ao sol pode causar danos ao tecido do olho. Além da radiação UV, os óculos de sol também bloqueiam outros comprimentos de onda nocivos e parte da luminosidade, ajudando a diminuir a agressão, dar conforto e proporcionar maior nitidez da imagem.

É importante dizer que usar óculos sem a proteção adequada pode prejudicar mais do que não usar proteção nenhuma. Isso porque a lente escura inibe os mecanismos de defesa naturais do olho e a pupila não se fecha diante da alta luminosidade. Ademais, é preciso utilizar modelos que envolvam os olhos e não permitam a entrada de luz na região entre o rosto e o acessório.

Perigos dos raios UV para a visão

A exposição indiscriminada aos raios UV pode trazer consequências para a visão. A radiação ultravioleta pode causar pterígio, acelerar a formação da catarata, contribuir para a degeneração macular relacionada à idade além de ser fator de risco para câncer de superfície ocular. Se não tratados, esses problemas podem levar à cegueira.

Câncer de pele pode afetar regiões ao redor dos olhos

O sol em excesso também é responsável pelo câncer de pele ao redor dos olhos, mais comumente do tipo carcinoma basocelular seguido pelo tipo espinocelular. A doença ocorre nas pálpebras, nas regiões próximas às sobrancelhas e nos cantos dos olhos.

Por isso, o modelo de óculos mais adequado é aquele que se encaixa no rosto e não permite a entrada de luz pelas laterais. Esse cuidado é essencial para proteger não só os olhos como as áreas próximas.

O Dezembro Laranja tem o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de pele. O tipo não melanoma é o mais comum. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que de um lápis.

Use óculos de sol também no inverno

Apesar de serem mais comuns no verão, os óculos de sol devem ser utilizados o ano inteiro, pois os raios nocivos estão presentes em todas as estações do ano. Além disso, as mais diversas superfícies podem refletir os raios, fazendo-os chegar aos olhos.

A Oculare

A Oculare Oftalmologia oferece consultas com um corpo clínico subespecializado em diferentes áreas da oftalmologia, como glaucoma, catarata e oftalmopediatria, além de possuir estrutura apta a realizar uma imensa variedade de exames oftalmológicos e realizar cirurgias a laser, refrativa e oculoplástica, entre outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Marcar consulta
Precisa de ajuda?
Olá! Precisa de ajuda?