RETINOPATIA DIABÉTICA

||RETINOPATIA DIABÉTICA
RETINOPATIA DIABÉTICA 2018-04-07T00:55:30+00:00

A retinopatia diabética(RD) é uma doença que afeta a retina de pessoas com diabetes mellitus(dm),causando danos aos vasos sanguíneos da retina. É uma das maiores causas de cegueira no mundo.

A falta de controle do diabetes pode causar danos aos pequenos vasos da retina, que ficam fragilizados, deixando extravasar líquidos e sangue do seu interior, causando edema na células da retina. O edema pode causar embaçamento e baixa da visão.
Existem três tipos de diabetes, o tipo I ou infanto-juvenil, o tipo II ou do adulto, e o gestacional.
A RD inicial não causa alteração visual e só pode ser diagnosticada através de exames com equipamentos especiais. Assim sendo, é muito importante a realização de consultas oftalmológicas periódicas.

O melhor tratamento para a retinopatia diabética é preveni-la. O controle rigoroso das taxas de glicose no sangue pode reduzir significativamente o risco de perda visual. Para isso deve haver um acompanhamento frequente com o endocrinologista, além de uma dieta saudável e exercícios regulares.

O tratamento não cura a RD e nem sempre restaura a visão normal, mas ele pode, certamente ,retardar a progressão da perda visual. O tratamento da RD inicial é feito com a aplicação de laser na retina . Em casos mais severos, pode haver a necessidade de procedimentos cirúrgicos, como vitrectomia (retirada do corpo vítreo) e injeção intravítrea de anti-inflamatório e de drogas que inibam o crescimento de vasos anômalos.

Como a retinopatia diabética é uma grande causa de comprometimento visual no mundo, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem manter uma boa visão, melhorando a qualidade de vida.