Ambliopia uma causa comum de perda de visão em crianças é a deficiência visual que ocorre porque o encéfalo rejeita a imagem recebida de um olho. A perda de visão pode ser permanente se o distúrbio não for diagnosticado e tratado no início da infância.
O que causa a ambliopia?
A ambliopia poder ser causada por problemas de foco (defeitos de refração), olhos desalinhados (estrabismo), glaucoma, catarata ou outros problemas de visão.
A ambliopia por privação de estímulo, ou ex-anopsia, ocorre quando ocorre uma doença que impede a entrada de luz no olho para uma visão adequada, assim como uma catarata congênita, opacidade da córnea ou cicatrizes, etc, que interferem no desenvolvimento visual.
Ambliopia sintomas
Os sintomas podem ser difíceis de perceber. Os pacientes com essa condição geralmente têm uma percepção de profundidade ruim (dificuldade em saber o quão perto ou longe algo está). Existem também outros sinais, como cerrar um olho ou inclinar a cabeça para uma melhor visão.
Ambliopia tem cura?
Não há cura para a ambliopia. Contudo existem terapias cognitivas não invasivas que treinam o encéfalo para desenvolver novas conexões neurais no nível do córtex.
Tratamento tardio
Vamos direto ao ponto! Sim, é possível restaurar a visão de uma criança com ambliopia, mesmo com mais de 8 anos, quando a maturidade do desenvolvimento visual é alcançada. Mesmo na idade adulta, infelizmente, também há médicos que dizem que há pouco tratamento para a miopia.
Cirurgia
Só se resolve o problema atingindo a causa do olho preguiçoso. Essa correção pode ser feita por meio de cirurgia de catarata, óculos para corrigir visão turva (miopia ou hipermetropia), alinhamento cirúrgico dos olhos, entre outros. Os oftalmologistas recomendam exercícios para fortalecer a conexão entre os olhos e o encéfalo.