Miopia em crianças – perigo dos celulares e tablets

A miopia é um problema de visão comum que geralmente começa na infância entre os 6 e os 14 anos. Afeta principalmente crianças e adolescentes em idade pré-escolar e escolar. Além disso, o estudo constatou que a miopia está se tornando mais comum em crianças. A razão para o aumento do número de crianças com miopia é em grande parte devido à genética. Mas a última descoberta tem a ver com o novo hábito desta geração: longa exposição às telas digitais.

O que é miopia:

miopia é um erro de refração muito comum. Isso afeta a capacidade de ver claramente objetos distantes. Isso significa que olhar mais longe para um objeto dificulta a visão e a embaça. Isso acontece porque em pessoas que são míopes, o globo ocular está muito longe então ao invés de criar uma imagem na retina então ela se formou antes de chegar lá.

Fatores que causam miopia em crianças:

Existe dois fatores, o primeiro genético e o segundo relacionado a novos hábitos.

Quando nos referimos a causa da miopia como fator genético e hereditário, as famílias onde há pais míopes, a chance da criança desenvolver miopia é alta.

Agora, outra razão recentemente descoberta pela comunidade científica que tem a ver com os novos hábitos desta geração. Especialistas acreditam que a miopia infantil pode estar relacionada ao uso excessivo de telas (celulares, computadores e televisores) e atividades cuja a criança fica muito próxima para enxergar, como ler, brincar no celular e usar telas digitais. Além de passar mais tempo dentro de casa.

Como prevenir miopia nas crianças?

Passar mais tempo ao ar livre pode retardar o aparecimento da miopia. Isso porque a luz solar direta desempenha um papel importante na saúde dos olhos e no foco à distância.

Para prevenir futuros problemas oculares e manter a miopia sob controle, é importante que os pais e responsáveis ​​incentivem mudanças no estilo de vida e rotina das crianças. As recomendações para reduzir os danos visuais causados ​​por aparelhos eletrônicos são:

  • Limitar atividades com as telas entre 8 e 15 horas por semana;
  • Evitar dispositivos eletrônicos para crianças de até dois anos;
  • De 2 a 5 anos permitir usar apenas 1 hora por dia;
  • Acima de 5 anos usar somente 2 horas por dia;
  • Fazer pausas durante uso das telas;
  • Realizar consulta com o oftalmologista para avaliar alterações oculares;
  • Umidificar os olhos com colírio lubrificante para prevenir olho seco;
  • Evitar ficar com os dispositivos e telas muito próximos ao rosto.

Por que as telas podem piorar a miopia?

Nesse sentido, temos agora uma geração muito mais conectada que passa muito mais tempo no computador ou celular todos os dias e cada vez menos fora de cada ao ar livre. Esse contato intenso faz com que os olhos se concentrem em um objeto por longos períodos de tempo, causando espessamento gradual e atrofia da pupila.

Gostou do artigo? Tire sua dúvidas nos comentários…
Agende uma consulta conosco para um melhor acompanhamento!