O que é a ceratocone?
A palavra ceratocone tem origem nas palavras gregas kerato (córnea) e konos (cone). Ceratocone é a doença ectásica mais comum da córnea e foi descrita e nomeada pela primeira vez por Nottingham em 1854. A doença é bilateral, embora assimétrica, caracterizada por afinamento e aumento progressivo da córnea. O Ceratocone também era anteriormente caracterizado como uma doença não inflamatória, no entanto, estudos recentes indicaram que pode haver um componente inflamatório.
Quando se inicia a ceratocone?
A apresentação inicial geralmente ocorre durante a adolescência, seguida por 10 a 20 anos de progressão antes que uma fase estável seja alcançada na terceira ou quarta década de vida.
Como acontece a progressão da ceratocone?
Em geral, a progressão do ceratocone é muito heterogênea, mas, em última análise, 15-20% dos pacientes precisarão de um transplante de córnea. A prevalência de ceratocone é frequentemente citada como sendo de 1 em 2000. No entanto, uma grande variação geográfica foi relatada com a maior prevalência relatada em Israel (2,34%) e Irã (2,53%), versus a menor prevalência na Dinamarca (0,084% ), Rússia (0,0003%) e Finlândia (0,03%). Um dos estudos populacionais mais recentes relatou uma prevalência de 375 por 100.000 (0,375%) na Holanda. Acredita-se agora que há um aumento significativo na prevalência, possivelmente atribuído ao aumento das incidências, ferramentas diagnósticas mais avançadas, exame clínico minucioso e registro de pacientes com ceratocone. A variação geográfica observada, no entanto, na prevalência permanece uma questão intrigante não resolvida.
Relação da ceratocone com o gênero:
O componente geográfico também pode afetar a distribuição de gênero. A maioria dos estudos clínicos, de todo o mundo, relatou uma predominância masculina de ceratocone em suas populações . Foi relatada uma razão homem/mulher de 3,34 em caucasianos e 1,63 em asiáticos em 382 pacientes de uma população de captura de 900.000 no Reino Unido (Pearson et al., 2000). O estudo Collaborative Longituginal Evaluation of Keratoconus (CLEK) baseado nos EUA relatou ainda um M/F de 1,33 em seu estudo multicêntrico de 1.209 pacientes com ceratocone. Recentemente, Woodward et al. relataram um estudo baseado em registro de 16.053 pacientes com KC nos Estados Unidos com um M/F de 1,43. No entanto, alguns estudos principalmente do Oriente Médio e Ásia relataram predominância de KC feminino.
Ceratocone é comum em mulheres? Sim, mas ele é mais comum em homens!
Essa doença segue sendo uma condição comum na população, mas os pacientes podem conviver bem, sem notar que possuem essa enfermidade caso busquem seu médico para melhores orientações sobre tratamentos e eventuais procedimentos.