A lente de óculos com filtro azul impede a passagem da luz azul que pode ser nociva. A luz azul é a luz que é conhecida como luz visível. É dividida em duas partes: luz azul-violeta nociva, que se encontra entre o comprimento de onda 415-455 nm (a parte prejudicial da luz azul), e luz azul-turquesa benéfica, que se encontra entre o comprimento de onda 465-495 nm (a parte essencial para um funcionamento fisiológico normal durante o dia).
Onde podemos encontrar a luz azul no nosso dia-a-dia?
- Telas de celular e tablets;
- Telas de led de televisores;
- Monitores de computador;
- Raios de sol;
- Lâmpadas fluorescentes / luz branca.
A exposição às telas no dia-a-dia é muito maior do que a quantidade de exposição do sol. Aliás, a luz azul vinda das telas não é mais ou menos prejudicial do que a luz azul de outros locais.
Agora, que estamos cientes que estamos sempre em contato com a luz azul, porque a preocupação dos oftalmologistas com ela?
A desconfiança que temos atualmente muito mais em contato com as telas, faz com que estejamos quase que diariamente em exposição à luz azul e seus efeitos. Também, encontra-se uma relação entre estar em contato com telas e restrição de ambientes abertos, e é por conta disso que muitas vezes tem efeito direto no aparecimento e desenvolvimento do grau de miopia.
É claro que todos nós não queremos esses efeitos, a ideia é ir ficando livre de doenças, dormindo melhor e não ficar cansado quando usamos telas. Porém quem realmente se beneficia desse filtro e como potencializar os seus efeitos positivos?
Qualquer pessoa pode usar lente? Mesmo criança?
O uso da lente de óculos não está relacionado com a idade. A tecnologia está cada vez mais inserida na rotina de algumas crianças, o contato com as telas dos smartphones e do computador está cada vez mais comum. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) — TIC Kids Online. Cerca de 69% dos Adolescentes e Crianças no Brasil, entre 9 a 17 anos, usa internet mais de uma vez por dia.
Por isso, as lentes de óculos com filtro de luz azul se tornam uma ótima opção aos pequenos. Elas ajudam na prevenção e proteção dos olhos contra os raios nocivos da luz azul violeta, evitando possíveis doenças na visão das crianças a longo prazo.
Existe a opção de lentes de contato com filtro UVA e UVB e uma tecnologia recente da Johnson & Johnson são as lentes de contato Transitions.
Pode evitar a dor de cabeça?
Dor de cabeça é outro sintoma do uso excessivo de telas reflexivas. Além da sobrecarga que atribuímos aos nossos olhos, as muitas horas em frente ao computador, por exemplo, fazem com que não percebamos a má postura e os músculos tensos.
Tudo isso ocasiona as dores de cabeça leves, fortes e até mesmo as terríveis enxaquecas. A utilização de lentes que bloqueiam a luz azul, podem auxiliar no processo de diminuição de enxaquecas.
Você gostou dessa matéria? Deixe seu comentário abaixo e confira mais informações grátis para você. Temos muitas informações e se quiser nos contatar, procure em nosso site ou deixe um comentário aqui embaixo.