DMRI – Você sabe o que causa a Degeneração macular relacionada a idade ?

degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a causa de perda de visão grave e a principal causa de cegueira legal na maioria dos países desenvolvidos em pacientes com mais de 50 anos. A degeneração macular relacionada à idade é uma doença ocular degenerativa cujas características clínicas iniciais são alterações no epitélio pigmentar da retina e a presença de drusas, na maioria dos casos sem comprometimento clinicamente significativo da função visual até que ocorra uma forma central ou extensa atrofia geográfica ou grave exsudação sub-retiniana e cicatriz fibrosa macular com perda de visão acentuada.

Sintomas importantes relacionadas à DMRI

  • Visão turva ou manchas no centro da visão, que podem dificultar a leitura costura, cozinhar, reconhecer rostos e dirigir.
  • A visualização requer uma luz mais intensa.
  • As linhas retas estão distorcidas, fazer às pressas ou ausentes.
  • Sensibilidade reduzida ao contraste da luz ou dificuldade de adaptação à escuridão.
  • Alterações na aparência de cores que parecem menos vibrantes ou mais brilhantes.

Em qual faixa etária tem prevalência da DMRI?

A prevalência aumentou em idades mais avançadas assim, o estudo diagnosticou degeneração macular relacionada à idade (DMRI) em 1,6% das pessoas de 52 a 64 anos e 27,9% dos pacientes com mais de 75 anos. Em um estudo americano recentemente publicado, a prevalência de qualquer sinal associado à degeneração macular relacionada à idade em pacientes americanos com mais de 40 anos foi de 9,2%. Isso sugere que pelo menos 8,5 milhões de americanos são atualmente afetados pela doença. Algumas disparidades raciais foram observadas, com prevalência de 9,3% em brancos, 7,4% em negros e 7,1% em mexicanos-americanos.

Quais são os tipos de DRMI?

  • Atrófica (seca)
  • Exsudativa (úmida)

A forma seca, atrófica, geográfica ou não neovascular, caracterizada pela presença de uma área de atrofia, um contorno geográfico na mácula, na qual são observados grandes vasos da coróide e a ausência de uma membrana neovascular coroidal, ocorre na grande maioria dos casos. (79%) degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que progride lentamente.

Quando as membranas neovasculares coróides e/ou cicatrizes discóides (em forma de disco) que acompanham essas anormalidades de fundo, temos uma forma “úmida”, exsudativa, discóide ou neovascular em 15,3% dos casos de degeneração macular relacionada à idade. Embora a prevalência dessa forma seja menor que a da forma seca, do ponto de vista legal, cerca de 80% de todas as cegueiras por degeneração macular relacionada à idade são causadas por essa forma.

Como tratar a DRMI?

A forma seca requer observação periódica do oftalmologista e atenção do paciente para alterações na visão, que podem indicar alteração da forma seca para úmida. Pacientes com condições secas podem se beneficiar de tomar certas vitaminas para retardar a progressão da doença.

A forma exsudativa deve ser tratada o quanto antes, pois se for muito profunda, a perda da visão não pode ser revertida. Ao passar dos anos esta doença tem vários tratamentos, como lasers, remoção cirúrgica de uma angioplastia e terapia de luz tudo isso trouxe pouco benefício para o paciente.

A evolução no tratamento surgiu há poucos anos na aplicação de medicações chamadas de anti-angiogênicos diretamente dentro do olho. Estas medicações causam regressão dos neovasos que existem sob a retina e permitem estabilização do quadro, além de melhora da visão em uma parte dos casos. Geralmente são necessárias várias aplicações, sendo feita mensalmente.

Como evitar a DRMI?

  1. Largue o cigarro. Estudos mostram que fumantes têm duas vezes mais chances de adquirir a doença em relação a quem não fuma.
  2. Adote uma dieta balanceada.
  3. Faça exercícios regularmente.
  4. Conheça o histórico de sua família.
  5. Faça exames oculares regularmente.

Temos médicos especialistas em retina para melhor atendê-los nestes casos.