O Teste do olhinho ou TRV (teste do reflexo vermelho) pode detectar inicialmente anormalidades através do reflexo da luz nos olhos de uma criança. O exame é feito com pouca luz ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, lança uma luz diretamente nos olhos do recém-nascido e verifica se há alguma cor refletiva dessas luzes . Essas cores são avermelhadas, laranja ou amareladas. Um sinal de aviso é emitido dentro do teste do olhinho quando a cor refletida se torna esbranquiçada ou desaparece. Nesse caso, é realizado exames complementares, orientado apenas por um oftalmologista, para identificação de qualquer sinal negativo.
Quando fazer o teste do olhinho?
O ideal é que o teste do olhinho, seja realizado nos primeiros meses de vida do bebê e, no máximo, até a criança completar um ano. Isso porque estudos mostram que 90 % da visão se desenvolve nos dois primeiros anos de vida, enquanto outros 10 % se desenvolvem entre os sete e nove anos de idade.
O que o teste pode identificar?
É importante saber que o teste do olhinho ajuda a verificar se algo está errado com a visão das crianças, contudo não é capaz de dar certeza no diagnóstico de nenhuma doença. Ou seja, para saber se o bebê realmente sofre de alguma dessas anomalias, outros exames como a refração são necessários. Um teste de visão pode predizer o grau de miopia, hipermetropia ou estrabismo em níveis graves. Há também doenças graves na lista. São elas: retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infeções, trauma de parto e até cegueira.
Após os exames o oftalmologista dará seguimento ao tratamento mais adequado para o distúrbio ou patologia diagnosticada no exame prévio.
Aqui na Oculare Oftalmologia temos oftalmopediatras especialistas na área para melhor atender o seu bebê, agende uma consulta!
Nosso WhatsApp: (61) 3242-4222