As pessoas idosas de sua casa estão perdendo a visão? Como identificar?

A grande maioria das pessoas idosas são afetadas por doenças e deficiências, entre elas as sensoriais que são muito frequentes. A constância dessas deficiências aumentam com o passar da idade, e os idosos são particularmente afetados. Sempre conhecemos alguma pessoa idosa que têm dificuldade de escutar e redução da visão. Então é necessário estar alerta para que ao identificar esses sintomas e se dirigir ao médico responsável.

No momento em que se perde o sentido da visão e audição traz um impacto negativo na percepção do mundo de uma pessoa, visto que reduz o diálogo e interação, independência para atividades diárias e interação com o que a cerca, levando ao isolamento social. O que vem associado a isso?

Associado a  isso há uma redução de mobilidade ou perda de força muscular que implicam em restrições de atividades sociais e várias outras doenças regulares. Geralmente o idoso fica cada vez mais com pouca interação e baixa intimidade com o mundo exterior e com o passar do tempo o seu mundo se torna cada vez mais restrito ao seu lar e ao convívio das pessoas que o cercam.

O afastamento da sociedade é decorrente da senilidade que existe e é inegável que progrida para a grande maioria das pessoas. É sempre bom pensar positivamente para que possamos trazer a  melhora da qualidade de vida dessas pessoas tão queridas das nossas famílias. 

Sinais que apontam que um idoso está perdendo a visão?

  • Desânimo e não fazer coisas do dia-a-dia que costumava gostar, como, ler o jornal todo dia de manhã ou assistir jogo de futebol. Ou alguém que gostava de ler ou costurar e perdeu o interesse por essas atividades.
  • Falhas e imprecisões nos afazeres que faziam com tranquilidade antes. Alguns exemplos como,  errar temperos da comida com frequência, queimar-se nas panelas, esbarrar o carro na garagem, quedas, principalmente quando em locais conhecidos em casa e rotineiros, podendo levar a fraturas.
  • Pedir ajuda sempre para alguém ajudar a ler textos ou rótulos, não conseguir ver Tv direito, dirigir.
  • Ingerir os medicamentos errados.

Citamos apenas alguns exemplos dos sinais de que os idosos podem estar perdendo a visão de forma lenta e gradual perto de você. Esteja atento a eles ou outros sinais que possam ser demonstrados para identificar o mais precoce possível e tratar a tempo. É recomendável ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer uma análise, pois várias doenças podem aparecer.

O que as pesquisas dizem ?

No que se refere à deficiência visual, de acordo com pesquisas, o desenvolvimento dos tratamentos especialmente nos últimos 20 anos fez com que grande maioria dos casos tenha reduzido. Porém, pelo crescimento da população, o número absoluto de deficientes aumentou. Próximo de 10% das pessoas acima de 65 anos de idade identifica-se algum grau de degeneração macular relacionada à idade, e 25% quando olhamos acima dos 75 anos de idade. 

Relativamente à deficiência visual e auditiva associadas, estima-se que 11,3% das pessoas acima de 80 anos tenham comprometimento sensorial duplo.

As perdas sensoriais levam a uma menor interação com o mundo que cerca o idoso, e esta pessoa vai ficando cada vez mais introspectiva e reduzindo a sua interação com o mundo. Quando ocorrem em conjunto, ou seja, a perda visual e auditiva ocorrem na mesma pessoa, o efeito negativo é potencializado e pior a qualidade de vida fica.

Você gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário para nós pois é muito importante!