Saiba se a miopia é genética ou não.

Especialistas afirmam que a miopia é uma causa comum na perda de visão, o aumento frequente a cada dia abre muitos fatores de risco que são relacionadas ao aparecimento e crescimento do grau de miopia.

Uma das dúvidas mais frequentes nos consultórios, e principalmente, quando falamos das crianças filhos de pais míopes, é saber se seus filhos também desenvolverão miopia no futuro.

Genetica em relação a miopia

O desenvolvimento de nossas características físicas como um todo,  nossa carga genética, nossas peculiaridades individuais e a interação com o meio que vivemos é resultado dessa interação  genética. Por exemplo, nossa cor de pele depende do gen., nossos hábitos e do local onde vivemos. Quando falamos de doenças, pode até ser um pouco diferente essa análise, mas a linha de raciocínio é a mesma.

A avaliação genética coloca em risco indivíduos com alto risco genético com até 40 vezes mais chances de desenvolver miopia, o crescimento da miopia tem mais de 200 genes relacionados.

Boa parte deles estão relacionadas a miopia (patológica e a alta miopia) que correspondem a 8% dos casos.

Alguns problemas podem ser hereditários, ou seja, transmitidos de pais para filhos. Um exemplo é a miopia. Além de hereditário se desenvolverá disso, há problemas que podem ser desencadeados por conta de alterações oculares ao longo da vida.

Qual a frequencia da miopia nos jovens? 

A miopia tem frequência de 90-80% dos jovens na população asiáticas. Isso porque lá eles têm uma predisposição genética (asiáticos têm mais chance de serem míopes, enquanto e negros e latinos têm menos chance), além de um ambiente propício ao desenvolvimento de miopia. Mas como assim ambiente propício?

Nosso ambiente influencia o aparecimento de miopia sim. Populações urbanizadas, com altos índices de educação formal, com alta exposição a leitura e telas e baixa exposição a ambientes externos têm alta chance de desenvolver miopia.

A análise que se faz disso é que os indivíduos que estudaram mais, provavelmente passaram mais tempo estudando e restritos em ambientes fechados, usando a visão de perto. Enquanto isso, os que estudaram menos ficaram mais tempo em ambientes abertos e sem uso da visão de perto.

Não é só genetica nem só fatores externos

Em resumo, a miopia tem uma carga genética muito importante. Vale ressaltar que não é só a genética da miopia que pode determinar se uma pessoa vai ou não ter que usar óculos.

Outros fatores são importantes nesse contexto, incluindo exposição a ambientes externos e uso da visão de perto seja estudando, lendo ou em telas.

Acompanhe nossos conteúdos que agregam valor  no seu conhecimento, e veja outros temas referente ao assunto. A Oculare agradece a você por ler até aqui, esperamos ter ajudado totalmente a você sanar suas dúvidas.

Gostou das nossas dicas? Que tal nos ajudar compartilhando em suas redes sociais? Ajude as pessoas a entender melhor sobre a miopia.

Nosso instagram: @oculareoftalmologistabrasilia

Nosso facebook: oculare Oftalmologia Brasília

Nosso Youtube: Oculare Oftalmologia Brasília